Quem somos?


O Educandário Oliveira Brito foi criado em 1963. Quando da sua fundação atendia a uma clientela de Ensino profissionalizante, o curso de Magistério. Posteriormente, passou a atender ao Ensino de 1° grau, hoje Fundamental II e ao curso de Contabilidade. Sua característica mais marcante é ser uma instituição de grande porte, sendo a maior escola do município e também da Direc 12. Atualmente atende a uma clientela de Ensino Médio e Médio Normal, tendo em média, 1800 alunos.

A Escola conta com professores efetivos pertencentes às redes estadual e municipal, assim como professores contratados através do REDA e PST. A parte administrativa compõe-se do diretor interino, professor Oniram Soares Nascimento, vice-diretora do turno matutino, professora Maria das Graças de Carvalho César, vice-diretor do turno noturno, professor José Augusto Reis Campos dos Santos e da secretária, professora Fátima Conceição Rebêlo de Carvalho, assim como, servidores efetivos, funcionários cedidos pelo município e funcionários contratados através do REDA, da DELTA e MAP.

Está instalado num prédio de boa estrutura dentro de uma área de, aproximadamente, 7.699,5m² de extensão, com aproximadamente 2.000m² de área construída. Conta com 18 salas de aula, distribuídas entre 02 pavilhões; sala de professores; sala de secretaria; biblioteca; sala de informática; sala da direção; sala de vídeo (este ano – 2012 – transformada em sala de aula), sala de leitura, laboratório de ciências, 02 almoxarifados; copa; cozinha; 08 sanitários; uma praça; 02 quadras poliesportivas sem cobertura; áreas livres (pátio escolar).

O laboratório de ciências é bem equipado, com capacidade para realizar pesquisas bastante significativas na área das Ciências da Natureza e áreas afins, sendo um dos espaços bastante elogiados pelos profissionais da educação e pelos visitantes.

A sala de leitura é um espaço sedutor para os amantes da leitura.  Possui, em média, 874 exemplares. É climatizada e decorada com sofás, pufes e pranchas onde são colocados os livros e as revistas. É também um local lúdico e aconchegante, capaz de propiciar momentos de significativa aprendizagem aos alunos e também aos professores que utilizam esse ambiente.

Do conjunto das 18 salas de aula, todas se encontram dentro dos padrões exigidos. As salas, em sua grande maioria, são bem amplas, 06 destas salas são climatizadas, os corredores são também espaçosos. Possui conservação razoável, com tendência a melhorias ante o processo de reforma já autorizado pela Secretaria de Educação e da conscientização da comunidade escolar com vistas na preservação do próprio espaço físico escolar. Por tratar-se de uma construção de grande porte, são muitas as despesas para a garantia da limpeza, manutenção e conservação do imóvel. Existe uma carência bastante significativa no que se refere aos recursos humanos, o que compromete o bom funcionamento da unidade.         

Na cidade de Euclides da Cunha só existem duas unidades escolares de ensino público que oferecem o Ensino Médio: o Educandário Oliveira Brito e a Escola Antonieta Xavier. Por ser o Educandário Oliveira Brito a maior escola de Ensino Médio da cidade, os alunos desta instituição pertencem às diversas classes sociais: média alta, média e baixa. Deste modo, os alunos possuem padrões de vida diferentes, assim como a estrutura familiar deles é também diferenciada. Neste ambiente heterogêneo e múltiplo, os anseios, a religiosidade, o gosto esportivo, as preferências relacionadas ao lazer e a cultura são bastante variados. Nesse sentido, faz-se necessário enfatizar que a equipe gestora respeita e apóia a existência dessa multiplicidade de credos, religiões, manifestações artísticas, culturais e também de produção de saberes que permeiam essa realidade escolar.   

Observa-se que apesar de estar localizada num espaço qualificado como privilegiado, o Educandário Oliveira Brito recebe alunos de todas as extremidades da cidade e também uma parcela significativa da zona rural. É oportuno registrar que o alunado do Educandário Oliveira Brito não é diferente dos de outras unidades escolares da rede pública, pois sendo heterogêneo, necessita de intervenções e tomadas de atitudes também heterogêneas, sem, no entanto, se perder as características do trabalho coletivo. Tal fato demanda um trabalho pedagógico com vistas à superação das dificuldades de aprendizagem e do estabelecimento das relações interpessoais tão importantes na convivência diária com o outro. Mesmo com essa diversidade socioeconômica e cultural, existe uma relação amistosa entre muitos membros que compõem a comunidade escolar, uma vez que não há casos extremos de indisciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário